Marcas

Marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa.

Nossa equipe possui vasta experiência em assuntos administrativos em processos de marcas no INPI.

Etapas do processo de registro

Os Melhores especialistas do mercado

Quais os benefícios de um registro de marca?

O que nosso departamento faz

Pesquisa de Anterioridade

Pesquisamos nas bases de dados do órgão federal resposável os elementos nominativos e figurativos que compõe o desenho da sua marca para termos a máxima certeza que você está solicitando uma marca sem riscos de ser impedida.

Depósito de Marca

Protocolo do processo por classe com as especificações definidas na proposta, ao final o órgão federal responsável emitirá um protocolo que será enviado a você.

Monitoramento

Não tem tempo para acompanhar o seu processo? Ou pior, não consegue localizar emissão de boletos, prazos e entender as notificações do órgão federal responsável? Não se preocupe nós fazemos isso para você enquanto você se concentra no seu negócio.

Recurso Administrativo

Recursos são etapas cruciais, pois será preciso reunir provas contra o indeferimento interposto pelo órgão federal responsável contra o seu processo. Uma resposta mal feita pode prejudicar o andamento do seu processo levando até um possível arquivamento.

Oposições

Em alguns países é possível ingressar com um pedido de Oposição contra um processo de resgistro em andamento para que o órgão federal responsável notifique o titular do processo a se manifestar em um prazo de 60 dias. Com o consentimento do cliente, nosso Departamento de Marcas irá arquivar a petição, acompanhar seu andamento e notificar você se a decisão do órgão federal responsável.

Manifestações

Se um titular ingressar com um pedido de Oposição, você tem a opção de protocolar uma Manifestação demonstrando suas razões legítimas e as diferenças entre as marcas. Essa etapa é muito importante pois pode definir o rumo do processo.

Caducidades

Esse mecanismo é fundamental caso você tenha interesse em uma marca que esteja em desuso pelo titular por mais de 5 anos de forma consecutiva (desde que esteja concedida). Nosso departamento jurídico irá solicitar ao titular provas de uso, caso sob pena de caducar o resgistro.

Nulidades

É possível anular uma marca caso ela já esteja com o registro em vigor até 180 dias da sua data de concessão. Esse mecanismo é útil para interromper algum processosimilar ao seu no INPI. Lembrando que a Oposição se torna uma prova adicional do seu interesse na marca, por isso é importante usar todos os recursos disponíveis possíveis.

Renovação de Registro

Está na hora de renovar o seu registro? Já possui um procurador mas não está satisfeito com o serviço? Venha conosco e experimente um serviço de qualidade com profissionais dedicados e uma empresa séria que ama o que faz. Nosso suporte é 24hs e você conta com uma equipe gentil, preparada e dedicada.

Registro internacional de marcas

Sistema Internacional de Protocolo de Madri (OMPI)

Sua marca está expandindo internacionalmente? Podemos ajudá-lo a proteger sua marca no exterior!

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Dúvidas mais Frequentes

A pesquisa prévia de marca não é obrigatória. Entretanto, é uma etapa fundamental  antes de iniciarmos a sua petição, pois verifica a preexistência de marcas anteriormente depositada ou registrada.

Sim. É permitido o registro de marca como pessoa física desde que comprovada atividade (s) exercida (s)  na (s) classe (s) reivindicada (s).

Não. O titular de uma marca pode ser pessoa física ou jurídica desde que comprove exercício da (s) (s) atividade (s) na (s) classe (s) reivindicada (s).

O processo de registro  de marca (sem intercorrências como recursos e manifestações), levando em consideração outros casos já julgados pelo órgão federal responsável, leva em torno de 1 ano, ou menos.

Não. O INPI não cobra anuidade para seu processo permanecer vigente, ao contrário dos pedidos de patentes.

Sim, e muito. A marca deve ser utilizada da forma que foi protocolada, pois se o processo for aprovado e passar 5 anos (após o registro) com a marca em uso diferente da forma registrada a sua marca poderá ser caducada por falta de uso se um terceiro que tenha legítimo interesse na sua marca solicitar sua caducidade.

Sim. A cada 10 anos a sua marca precisa ser renovada, é um precesso simples e não precisa passar por todo o processo de registro novamente, afinal ela já está registrada. Entretanto, poderá haver algumas demandas administrativas como se opor a algum processo (Oposição), anular algum processo (Nulidade), ou até mesmo recorrer de decisões contrárias do órgão federal responsável (Recursos), porém isso se ocorre em caso esporádicos e depende muito da análise da necessidade de realizar tal ação. Por isso confie em nossa agência para acompanhá-los na trajetória da sua marca.

Sim. Quando inicia-se um processo de registro há a expectativa de direito sobre o título e dessa forma o titular da marca pode notificar extrajudicialmente o infrator de forma que ao finalizar o processo de registro pode impetrar com uma ação judicial contra perdas e danos sobre o infrator, além do fato que se continuar a usar, o titular pode solicitar através das autoridades a busca e apreensão do material falso além do infrator sofrer multa e detenção, como prêve a lei de propriedade industrial.

O registro de marca tem a validade de 10 anos, podendo ser renovado continuamente por igual período.

Essa de fato é uma decisão muito importante, pois a complexidade do registro de marca pode confundir quem procura fazer o processo por conta própria. Além da legislação federal, existem legislações acessórias (complementares) que são indispensáveis na interpretações do direito de propriedade intelectual e industrial. 

Outros fatores como prazos, normas técnicas, portarias, até mesmo a conduta na resposta das petições administrativas fazem com que o risco ao titular de ter seu processo arquivado ou extinto por “N” fatores, seja um preço alto demais a pagar por não ter uma empresa especializada no acompanhamento dos seus processos.

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